31.1.11

Uma emoção que nos ultrapassa

.
Vivemos sob um véu de irrealidade que nos ajuda a prosseguir o caminho através daquilo a que chamamos realidade. Há, porém, momentos em que nos sentimos a viver intensamente, ficamos completamente vulneráveis. Isso tem tanto de magnífico como de assustador para o entendimento. Acontece quando um dardo de fogo, gelo ou brisa atravessa o véu e ficamos expostos perante uma inteligibilidade ou uma emoção que nos ultrapassa. Nesses momentos sentimos que estamos realmente vivos. Mas parece que esse estado não nos é suportável por muito tempo. Dali a pouco tempo, mesmo que ainda tomados por esse estado de intensidade, começamos a distrair-nos, a construir o abstracto, a fragmentar os pensamentos.
.

27.1.11

Os Dias Bons

Rita Hayworth

26.1.11

PORTRAIT OF AN UNKNOWN PRINCESS

.
For her to have such a slender neck
For her wrists to bend like flower stems
For her eyes to be so clear and direct
Her back so straight
Her head so high
With such a natural glow on her forehead
It took successive generations of slaves
With stooping bodies and patient rough hands
Serving successive generations of princes
Still a bit coarse still a bit crude
Cruel greedy and conniving

It took an enormous squandering of life
For her to be
That lonely exiled aimless perfection
..
.
Sophia de Mello Breyner Andresen
© Translation: 2004, Richard Zenith

RETRATO DE UMA PRINCESA DESCONHECIDA

.
Para que ela tivesse um pescoço tão fino
Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule
Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos
Para que a sua espinha fosse tão direita
E ela usasse a cabeça tão erguida
Com uma tão simples claridade sobre a testa
Foram necessárias sucessivas gerações de escravos
De corpo dobrado e grossas mãos pacientes
Servindo sucessivas gerações de príncipes
Ainda um pouco toscos e grosseiros
Ávidos cruéis e fraudulentos

Foi um imenso desperdiçar de gente
Para que ela fosse aquela perfeição
Solitária exilada sem destino
.

© 1991, Sophia de Mello Breyner
Obra Poética III , Caminho, Lisboa

25.1.11

SOPHIA

Não são as Circunstâncias que Decidem a Nossa Vida

.
A nossa vida, como repertório de possibilidades, é magnífica, exuberante, superior a todas as históricamente conhecidas. Mas assim como o seu formato é maior, transbordou todos os caminhos, princípios, normas e ideais legados pela tradição. É mais vida que todas as vidas, e por isso mesmo mais problemática. Não pode orientar-se no pretérito. Tem de inventar o seu próprio destino.
.
Mas agora é preciso completar o diagnóstico. A vida, que é, antes de tudo, o que podemos ser, vida possível, é também, e por isso mesmo, decidir entre as possibilidades o que em efeito vamos ser. Circunstâncias e decisão são os dois elementos radicais de que se compõe a vida. A circunstância – as possibilidades – é o que da nossa vida nos é dado e imposto. Isso constitui o que chamamos o mundo. A vida não elege o seu mundo, mas viver é encontrar-se, imediatamente, em um mundo determinado e insubstituível: neste de agora. O nosso mundo é a dimensão de fatalidade que integra a nossa vida.
Mas esta fatalidade vital não se parece à mecânica. Não somos arremessados para a existência como a bala de um fuzil, cuja trajectória está absolutamente pré-determinada. A fatalidade em que caímos ao cair neste mundo – o mundo é sempre este, este de agora – consiste em todo o contrário. Em vez de impor-nos uma trajetória, impõe-nos várias e, consequentemente, força-nos... a eleger. Surpreendente condição a da nossa vida! Viver é sentir-se fatalmente forçado a exercitar a liberdade, a decidir o que vamos ser neste mundo. Nem mum só instante se deixa descansar a nossa actividade de decisão. Inclusivé quando desesperados nos abandonamos ao que queira vir, decidimos não decidir.
.
É, pois, falso dizer que na vida «decidem as circunstâncias». Pelo contrário: as circunstâncias são o dilema, sempre novo, ante o qual temos de nos decidir. Mas quem decide é o nosso carácter.
.
Ortega y Gasset (Madrid, 1883-1955) in A Rebelião das Massas
.

Os Dias Bons


22.1.11

A Lealdade é um Amor que Esquece o Mundo

.
Só se é realmente leal quando se está sujeito a alguém ou a algo. Aí, onde mesmo um sonho pode ser senhor. Na sujeição de quem serve uma causa, na sujeição de quem se submete a um chefe, na sujeição à pessoa amada, na sujeição do sentimento e na sujeição do dever, no sacrifício da liberdade, da razão e do interesse. No desperdício e no desprezo do que está à vista e do que está à mão, é nesta desagradável situação que se acha ou não acha a lealdade. É por ser selvagem e servil, mas só a um senhor, que a lealdade tem valor. É muito difícil ser-se leal, mas só porque é muito difícil seguirmos o coração. A lealdade é um amor que esquece o mundo.

Ao escolher um amigo, e ao ser-se amigo dele, rejeitam-se as outras pessoas. Quando estamos apaixonados, é através dessa pessoa que amamos a humanidade. O amor ocupa-nos muito. E para os outros, não fica quase nada.
Não se consegue ser leal ao ponto de calar o coração. Mas sofremos com as nossas deslealdades. Sabemos perfeitamente o que estamos a fazer, quem sacrificámos, e porquê. É por causa da consciência da nossa imperfeição que o ideal da verdadeira lealdade não pode ser abandonado ou alterado. O facto de ser incumprível não obriga a que se arranje uma versão softcore, mais cómoda e realista. É preciso aguentar. A lealdade é uma coisa tão cega e simples de determinar quanto é difícil de determinar quanto é difícil de seguir.
.

Miguel Esteves Cardoso in As Minhas Aventuras na República Portuguesa

20.1.11

Sol de Inverno

fotografia de Alfred Eisenstaedt : "Sailors and Waves at the Corpus Christi Naval Base" , USA, 1943
.

Eleições Presidenciais 2011

O discurso político esvazia-se. Não há ideias, ninguém as têm, compram-se boas ideias.
É penoso ver os candidatos a repisarem temas que já não são temas e sobretudo perceber que não há um projecto, uma estratégia; tão penoso que nos ocorre dizer que os políticos não servem para nada. São rídiculas as arruadas, o falso folclore, o que se diz nas arruadas. Parece campanha para crianças e adultos infantilizados. É um fazer de conta a que o povo adere e torna-se personagem. E a malta ri-se a acena com bandeirinhas.
Apesar de tudo, a política é ainda a forma mais eficaz de prosseguir os conceitos de "mudança", de "orientação", de "democracia". Só que o político tem que ser hoje outra coisa, o velho modelo está gasto, já não se enquadra. Pelo menos começar por uma tentativa de verdade, de discursar para os adultos. Ao contrário do que se pensa, as pessoas estão tão perdidas face à política que procuram precisamente isso.

11.1.11

É este o rio



É este o rio e estes são os bosques
Corpo de que a alma é a brisa dos jardins.
Rio,
Espada se a brisa dorme à superfície.
Cota de malha, se os ventos sobre ela se perturbam.

.

Olha as flores levantadas como estrelas no céu do jardim
Generosamente regadas pela chuva.
Caíram lentamente uma após uma. E alguém dirá:
Um génio mau que procurava surpreender um segredo
aproximou-se para escutar
e desfolharam-se sobre ele para o lapidar.
Olha também o regato sobre o qual a brisa, hábil artesão,
afeiçoou ornamentos de bolhas.



Muhammad ibn ‘Abbad al-Mu’tamid
(Beja 1040- Aghmat 1095)