28.10.10

Frases que já não se dizem


primeira edição de Brave New World de Aldous Huxley (1932)
.

26.10.10

Muda a Vida ou Muda o Poema

.
Um poema não é uma coisa que se coloca sobre o teu dia como um condimento sobre o teu almoço. A vida de uma pessoa não tem material semelhante a nada que conheças. Existir é feito de peças impossíveis de copiar. E a poesia não entra nesse material único - a vida de uma pessoa - como o avião no ar ou o acidente do avião na terra dura. Um poema não é manso nem meigo, não é mau nem ilegal. Os homens não se medem pelos poemas que leram, mas talvez fosse melhor. O que é a fita métrica comparada com algo intenso? Há poemas que explicam trinta graus de uma vida e poemas que são um ofício de demolição completa: o edifício é trocado por outro, como se um edifício fosse uma camisa. Muda de vida ou, claro, muda de poema.
.
Gonçalo M. Tavares in A Perna Esquerda de Paris
.

25.10.10

Os Dias Bons

Checkers, 1946 / Fotografia de Ed Clark
Copyright: © Ed Clark


20.10.10

Aos agentes de poder e opinião envolvidos na reflexão da crise económica portuguesa

.
Às vezes é preciso dizer, outras é preciso fazer, em silêncio, fazer.
Não se repitam, já ninguém vos ouve, já ninguém é capaz de reter nada, nenhum número, nenhuma medida, nada. Façam o que têm que fazer, façam com rigor e sentido de responsabilidade. Se o fizessem, se dessem o exemplo, talvez vos seguissemos e um dia, já crescidos, mais fortes e capazes de andar em frente, vocês já não parecessem ser tão importantes.
.

Os Dias Bons


19.10.10

Quem É Que Tu Amas?

.
- Quem é que tu amas? - continuou Murphy. - Eu, tal como sou. Podes desejar o que não existe, não podes amá-lo. - Nada mal, para um Murphy. - Se assim é, por que diabo te esforças tanto para me modificar? Para poderes deixar de me amar - aqui, a voz subiu e atingiu uma nota bastante honrosa - para deixares de estar condenada a amar-me, para seres dispensada de me amar.
.
Samuel Beckett (1906-1989) in Murphy, 1938

17.10.10

É possível?

..
É possível (...) que não se tenha visto, conhecido e dito nada de real e importante? É possível que se tenha tido milénios para olhar, reflectir e anotar e que se tenha deixado passar os milénios como uma pausa escolar, durante a qual se come fatias de pão com manteiga e uma maçã?
Sim, é possível.
É possível que, apesar das investigações e dos progressos, apesar da cultura, da religião e da filosofia, se tenha ficado na superfície da vida? É possível que até se tenha coberto essa superfície - que, apesar de tudo, seria qualquer coisa - com um pano incrivelmente aborrecido, de tal modo que se assemelhe aos móveis da sala durante as férias de Verão?
Sim, é possível.
É possível que toda a História Universal tenha sido mal-entendida? É possível que o passado seja falso, precisamente porque sempre se falou das suas multidões, como se dissertasse sobre uma aglomeração de pessoas, em vez de falar de uma única, em torno da qual elas estavam, porque se tratava de um desconhecido que morreu?
Sim, é possível.
(...)
É possível que todas estas pessoas conheçam em pormenor um passado que nunca houve? É possível que todas as realidades nada sejam para elas; que a sua vida decorra, desligada de tudo, como um relógio numa sala vazia?
Sim, é possível
É possível que nada se saiba das raparigas que, no entanto, vivem? É possível que se diga «as mulheres», «as crianças», «os rapazes» e não se faça a mínima ideia (apesar de toda a cultura não se faça a mínima ideia) de que há muito que estas palavras não têm plural, mas apenas inúmeros singulares?
Sim, é possível.
(...)
.
Rainer Maria Rilke in Cadernos de Malte Lauridis Brigge (1910)
.

14.10.10

Os dias muito bons

Um momento feliz para todos nós e que nos ajuda a compreender muitas coisas sobre "seres humanos". Ontem todos fomos irmãos do Chile.
O Chile deu também ao mundo uma lição. Conseguiu transformar uma fatalidade ocorrida num precário país num momento de projecção nacional pelo mundo inteiro. Coragem, profissionalismo, resistência, alegria. Parabéns!

6.10.10

Os Dias Bons


Mil Maneiras de Amar

.
Nem todas as mulheres experimentam os mesmos sentimentos. Encontrareis mil almas com mil maneiras diferentes. Para as conquistar, empregai mil maneiras. A mesma terra não produz todas as coisas: tal convém à vinha, tal à oliveira; aqui despontarão cereais em abundância. Há nos corações tantos caracteres diferentes, quantos rostos há no mundo. O homem prudente acomodar-se-á a estes inumeráveis caracteres; novo Proteu, tão depressa se diluirá em ondas fluidas para logo ser um leão, uma árvore, um javali de eriçadas cerdas. Os peixes apanham-se aqui com o arpão, ali com o anzol, acolá com as redes puxadas pela corda estendida. E o mesmo método não convirá a todas as idades: uma corça velha descobrirá a armadilha de mais longe; se te mostrares experiente junto de uma noviça, demasiado petulante junto de uma recatada, ela desconfiará que a vais tornar infeliz. Assim é que a mulher que às vezes teme entregar-se a um homem honesto, caiu vergonhosamente nos braços de alguém que a não merece.
.
Ovídio in A Arte de Amar
.

1.10.10

Ivan Aivazovsky (1817-1900)

Os dias bons

Ingrid Bergman