15.6.14

MULHER MORENA

Mulher morena, 
morena,
manjar delicado, sorriso
da água,
teu peito não sabe
de mágoas,
teus olhos não sabem
de lágrimas.

Porque és a mulher mais morena,
a mais bela,
a minha rainha,
deixo a água do amor
arrastar-me na corrente,
deixo a paixão, a tormenta,
levaram-me até ao manto
que te cinge os ombros
e a saia revôlta
que abraça os teus músculos.

Quando é dia, já não pode
chegar outra noite;
abandona-me o sono
e a aurora não chega.

Tu, minha rainha,
ó senhora minha,
já não quererás
pensar em mim quando
o leão e o lobo
venham devorar-me
no cárcere fundo
cá onde me encontro,
nem quando saibas
que estou condenado

a não ver mais mundo,
ó senhora minha,
tu, minha rainha?

in «Poemas Ameríndios», Poemas Mudados
para Português por Herberto Helder
Lisboa: Assírio & Alvim, 1997

Sem comentários:

Enviar um comentário