2.9.10

Capitulação do Japão

Em 2 de setembro de 1945, o Japão assinou a declaração de capitulação da Segunda Guerra Mundial. Pouco antes, a Força Aérea dos Estados Unidos havia arrasado as cidades de Hiroshima e Nagasaki com bombas nucleares.

"...o inimigo começou a empregar uma nova e aterrorizante bomba, capaz de matar muitas pessoas inocentes e cujo poder de destruição é incalculável. Se continuássemos a lutar, isto significaria não apenas o fim da nação japonesa, como também levaria ao extermínio completo da civilização humana..."

Estas foram as palavras do imperador Hirohito, pronunciadas alguns dias após o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. No dia 2 de setembro de 1945, o império japonês capitulou. "Nós ganhamos o jogo", comentou Harry S. Truman, então presidente norte-americano, o lançamento das bombas, logo após a assinatura da rendição japonesa, efetuada no navio de guerra USS Missouri.
.
artigo retirado da DW-World DE - Calendário Histórico
.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post, foi uma época de terror que jamais deve ser esquecida.

    ResponderEliminar
  2. A capitulação se deu devido a declaração de guerra da URSS ao Japão, Hiroito aceitou a rendição para não perder seu cargo e nem seu território, entre ser comandado pela URSS e ser "acolhido" pelo imperialismo yankee ele ficou com a segunda opção, pensou no seu poder e nunca no seu povo, pois se pensasse não os levaria a Guerra de conquista por pura ambição.

    ResponderEliminar