2.3.09

Ser grande é pensar no todo

fotografia de Mário Dias, Costa do Norte, Sines, 2009

Hoje em dia fala-se muito sobre "o pensamento integral", o pensar no todo, na Humanidade e não exclusivamente no bem-estar do indivíduo. Mas esta ideia é antiga, esteve presente na filosofia grega, na filosofia de Kant e no pensamento do grande Fernando Pessoa:

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".

Quero para mim o espírito desta frase,

transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.

Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade;

ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue

o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

Fernando Pessoa

...

1 comentário:

  1. ainda hoje li não sei onde :

    Life is not about finding yourself, it's about creating yourself...

    Achei a propósito! temos de nos encontrar mais aqui na blogosfera!


    beijocas,
    teresa

    ResponderEliminar